top of page

As variedades das uvas!


Quando degustamos um vinho não nos ocorre que para sua elaboração são levados em conta

Inúmeros fatores dentre os quais o tipo de uva a ser usado. As uvas podem ser viníferas ou comuns e a decisão sobre qual delas será usada é que vai determinar o tipo de vinho que teremos no final. As videiras pertencem ao gênero VITIS e englobam mais ou menos 40 espécies. As mais importantes são a VITIS VINÍFERA de origem européia.

A VITIS LABRUSCA e a VITIS RIPARIA .Existem 5000 variedades de VITIS VINÍFERA, porém apenas cerca de 50 são usadas para se fazer um bom vinho. Cada variedade possui características bem definidas que são sempre influencia pelo meio ambiente. Sempre que um produtor quiser ter seu vinho classificado como ¨vinho fino¨ deverá elaborá-lo com uvas viníferas.

Ao se falar em uvas para vinhos devemos saber que o que interessa é a composição da polpa no

Que se refere ao teor de açúcar e à acidez. Sabe-se que a qualidade da uva depende de muitos fatores, tal como o terreno, qual sua composição, sua inclinação ou não, a quantidade de sol que as plantas vão receber, a quantidade de chuva e principalmente sua adaptação ao clima do local. Esse conjunto todo é o que os franceses tão bem nomearam ¨terroir¨e que todos nos usamos. Entre as principais castas , viníferas brancas estão alguns tipos de uvas conhecidas nossas como:

  • Chardonnay, Sauvignon Blanc, Malvasia, Moscato, etc... Pois muitos são os vinhos com estas castas comercializados entre nós.

Entre as uvas tintas temos mais conhecidas tais como:

  • Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Malbec, Tempranillo, Tannat, Gamay entre tantos outros tipos... Mas no geral esses são os mais apreciados por nós.


A partir de agora então ao saborearmos um vinho já podemos ter mais cuidado em observar o tipo de uva que serviu de base para que ele fosse elaborado e podemos também decidir qual o tipo que mais nos agrada.

Para eventuais compras futuras e até mesmo para eventuais futuras conversas sobre vinhos.

9 visualizações0 comentário
bottom of page