top of page

A água nas degustações de vinho!



Você já reparou na importância da água, nas diferentes reuniões que participamos cuja bebida principal sempre é o vinho? Pois é, até mesmo nas reuniões e ou jantares com amigos, que fazemos em nossas casas ela está presente. Seja como desculpa para limpar o gosto de um vinho para o outro ou para reidratar nosso corpo ou mesmo para matar nossa sede nós vamos nos servindo dela ao longo de toda a reunião ou jantar.

Ela pode ser com ou sem gás, nacional ou importada, mas a verdade é que representa o par perfeito para se tomar com um vinho. Mas sempre nos assalta uma dúvida, qual da duas é a mais indicada para esse fim? E aqui também como no caso dos vinhos a água melhor é sempre aquela que mais nos agrada. De que adianta tomarmos com gás porque todos na mesa gostam se para o nosso paladar ela não é agradável.

Entendidos dizem que a água altera a percepção do vinho, e para perceber isso, basta que o tomemos com e sem a companhia dela e procurar notar a diferença.Dizem também que as águas mais fortes e mineralizadas se harmonizam melhor com vinhos mais encorpados enquanto as mais simples, delicadas e menos mineralizadas se dão bem com vinhos brancos aromáticos e leves

Atualmente existe também a tendência de a sensaborizarmos com frutas ou ervas para dar um efeito mais bonito quando as servimos em decanters e isso pode contribuir para reforçar ou amenizar as qualidades de um vinho. É pois, preciso cuidado nesse procedimento para não acabarmos estragando o prazer de tomar um bom vinho ou mascarando seu verdadeiro sabor.

Mas uma coisa é importante que não nos esqueçamos, na hora de servir a água para nossos convidados, ou na hora de pedi-la no restaurante ,ou degustação: a água deve ser gelada. Segundo entendidos a água sem gás deve ser servida entre 10 e 12 graus e a gaseificada entre 8 e 10 graus. Acredito que agora que fomos despertados para esse importante papel da água no acompanhamento de um vinho ficaremos sempre mais a vontade na hora de organizar um jantar e até poderemos disfarçar naquele dia em que não estivermos muito a fim de beber vinho e ficar só com muita água e pouco vinho observando nossos amigos se fartarem não é não?

11 visualizações0 comentário
bottom of page