top of page

O vinho e sua história!


Temos vindo falando de vinhos, e poucas vezes citado dados históricos sobre ele . O fato é que é difícil afirmar quem fez vinho pela primeira vez.Ele é fruto da civilização. O mel de abelha misturado à água, deve ter sido uma das primeiras bebidas fermentadas que o homem já experimentou. O descobrimento de bebidas fermentadas está situado nos primórdios da vida do homem na Terra e com certeza foi fruto do acaso. Nasceu no Oriente ,espalhando-se por todo o mundo conhecido, chegando a participar de rituais religiosos entre alguns povos.Há relatos de cultivo de uvas há 6000 anos antes de Cristo na Mesopotâmia e consumo de vinho no Egito há pelo menos 3000 anos antes Cristo.Desenhos que retratam colheita de vinho apareciam nas tumbas dos faraós. A era vinícola entretanto começa com os gregos que fizeram com que os vinhedos se espalhassem pela França, Itália e Espanha. Quando chegou a Idade Média a herança dos antigos fabricantes de vinho foi preservada pelos mosteiros que até hoje praticam essa arte.

A Idade Moderna, vem dar um impulso ao seu consumo na medida em que possibilitou o uso de garrafas de vidro e também o uso da cortiça nas rolhas. E não é segredo pra nenhum de nós que esses dois materiais até hoje são os melhores para se embalar e guardar vinhos! Naquele período também apareceram os primeiros vinhos de reserva, selecionados e envelhecidos.

O mercado do vinho continuou a crescer durante o século Dezenove até que uma praga, na década de 1860 ,destruiu quase todos os vinhedos da Europa- a PHYLLOXERA VASTRATRIX- que é uma doença causada por um pulgão que ataca a raiz das videiras destruindo-as.Resolveu-se então plantar na Europa mudas de videiras americanas enxertadas com as uvas viníferas europeias mantendo assim suas qualidades. Estavam salvos os parreirais europeus.

Nas últimas décadas aparecem os produtores do Novo Mundo fazendo bons vinhos. E assim vamos nós evoluindo como tudo ao nosso redor, degustando vinhos cada vez melhores,sem no entanto nos preocuparmos com os primórdios dessa bebida que nos serve para inúmeros propósitos...

47 visualizações0 comentário
bottom of page